Programa Vínculos

Trata-se de um conjunto de projetos articulados entre si, abordando distintos aspectos da vulnerabilidade social que invariavelmente causam perda de vínculos e situações traumáticas que tendem a se perpetuar por gerações.A meta do Programa é auxiliar na formação de seres humanos capazes de estabelecer, com liberdade, vínculos de amor, respeito e confiança.

As linhas estratégicas do Programa são:

a) Economia criativa e comunitária

Projeto Conto – Costura Curativa

Considerando a vulnerabilidade social um desafio para a criação e manutenção de vínculos positivos, a Murundu desenvolve o “Projeto Conto – Costura Curativa”, que reúne mulheres em situação de vulnerabilidade social de Palmeiras para realizarem costura criativa e comunitária com o objetivo de aumentar a sua renda e elevar (ou, em alguns casos, resgatar) a autoestima.

b) Médica escolar e comunitária.

Por meio de um projeto financiado pelo Instituto Mahle, a Escola Murundu tem uma médica escolar que também atende pessoas da comunidade para trabalhar com o trauma de forma multidisciplinar e mais aprofundada.

c) Pedagogia do Trauma.

Traumas domiciliares e escolares são uma das causas principais para o não estabelecimento de vínculos positivos. Articulados com a Pedagogia da Emergência, proporcionaremos capacitações para profissionais que atuam com situações decorrentes de traumas no Município de Palmeiras.