Escola Waldorf

VEJA O QUE O INSTITUTO RUTH SALES ESCREVEU SOBRE NOSSA ESCOLA EM 2019: https://www.institutoruthsalles.com.br/?s=MURUNDU

A Escola é um Projeto Social que atualmente funciona com o Jardim de Infância atendendo crianças entre 2 e 5 anos.

80% de nossos alunos tem gratuidade total e são de famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, o que explicita a natureza social da Escola Murundu.

A proposta do Jardim de Infância Murundu é oferecer experiências que conduzam ao desenvolvimento integral do ser humano, à valorização da infância, à integração social e à participação das famílias, com respeito ao tempo de desenvolvimento de cada um em atividades integradas à vida.

Elas tem tempo e espaço para brincar livremente, em contato com a natureza, se alimentar de forma saudável, fazer atividades artísticas e ter no adulto aquele que compreende suas necessidades, sua linguagem e seu modo próprio de compreender o mundo.

O Jardim da Infância Murundu é inspirado nos princípios da Pedagogia Waldorf.

“A Pedagogia Waldorf foi criada pelo filósofo Rudolf Steiner há 95 anos. Seu currículo é vivo, dinâmico e integrado, assim como sua preocupação com o desenvolvimento global dos alunos, suas diferenças individuais e a ênfase em descobrir suas capacidades e potencial respeitando cada etapa de desenvolvimento da criança. Esse currículo é desenvolvido em bases antropológico/antroposóficas, tendo em vista a evolução física, emocional e espiritual do ser humano.

A principal meta de uma Escola Waldorf deve ser o de desenvolver seres humanos capazes de, por eles próprios, dar sentido e direção às suas vidas, desenvolver na criança “cabeça, coração e mãos” através de um currículo que balanceia as atividades escolares. Este currículo insere música; artes além de matérias como jardinagem, técnicas agrícolas e horticultura. Através dessa metodologia, os professores buscam despertar o gosto pelo aprendizado, fazendo deste uma atividade não competitiva.”

Houve muitos desafios para a prefeitura autorizar o funcionamento da escola, porque nunca houve uma escola de iniciativa privada autorizada pelo município antes, e quase tiveram que pedir a autorização de funcionamento por meio da regional situada fora do município para poderem funcionar. Mas, a Associação decidiu ajudar o município a se instrumentalizar para dar a Autorização de Funcionamento, desta decisão a prefeitura convidou a Associação para o primeiro convenio.

O convênio firmado posteriormente entre a Murundu e a prefeitura também foi o primeiro a ser realizado na sede do município. São atendidas em contra turno crianças que demandam muita atenção por estarem sujeitas a sérias vulnerabilidades sociais.

Conheça aqui o convênio com a Prefeitura Municipal de Palmeiras:

Dentro da Escola Waldorf temos:

Escola de Pais

Sabemos que a tarefa de educar se inicia nos lares e se estende até a comunidade escolar. Por isso, cada vez mais e a cada dia, os laços entre famílias e escola, precisam ser estreitos e a Escola de Pais tem este objetivo, além de nos ajudar a sermos boas famílias para o mundo.

Grupo de Estudo de Antroposofia

Esse grupo destina-se a pessoas que desejem estudar a Antroposofia, de Rudolf Steiner, servindo para o intercambio de participantes iniciantes e avançados e para realizar a Antroposofia em sua vida diária.

CAMPANHA JUNTOS.COM 2018

AGRADECEMOS O SUCESSO DESSA CAMPANHA!

VEJA NOSSA PRESTAÇÃO DE CONTAS DESTA CAMPANHA