Onde Atuamos

Atuamos na cidade de Palmeiras, no semiárido baiano, na Chapada Diamantina.

Palmeiras é uma cidade do semiárido nordestino de 7.000 habitantes, extremamente carente, uma pequena cidade com problemas sociais grandes, desde famílias sem teto, trabalhadores do lixão, ao uso indiscriminado de crack e crianças abusadas.

As Escolas não contribuem positivamente para este cenário, pelo contrário, ajuda a estabelece-lo, uma vez que muitas crianças ficam em tempo integral na creche, sem nenhum envolvimento dos pais em sua educação e sofrendo uma educação que não trabalha as qualidades etéricas e anímicas necessárias para suportarem este contexto de forma mais íntegra.

Existe uma única creche pública para educação infantil (maternal e jardim de infância) que não comporta a demanda da cidade e possui espaço físico inadequado, com salas pequenas densamente ocupadas por carteiras escolares, sem brinquedos e superlotadas, sem área livre e verde para as crianças brincarem e na maioria das salas 1 professor para uma média de 18 crianças e os professores não apresentam capacitação necessária para trabalhar com as crianças.